quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Irmandade Umbandista São Cosme e Damião


Endereço: Rua 19 de abril, 80, CEP. 28.050-490
Bairro: Parque Corrientes
Cidade: Campos dos Goytacazes, RJ   
Telefone: (22) 9943.8708 (22) 2724.8394
Presidente: Creuza da hora (Mãe Pequena/cambona)
Entidade: Chefe de mesa; Vovó Cabinda de Aruanda
Funcionamento: 19h às 22h, de 15 em 15 dias. As sessões são chamadas de giras
Frequência: 17 membros


Toda 1º segunda-feira do mês, acontece o passe do Preto Velho e na última quinta-feira do mês os passes dos Caboclos.

Observação
Ajudantes: Cigana Padilha da Estrada e Malandra.
Isaura: Não é cobrada consulta, a entidade sobrevive (Materiais para nove trabalhos, e comida para festa) com doações dos membros.

DATAS COMEMORATIVAS

Dia 13/05 – Festa do Preto Velho, comemora-se servindo feijoada.
Dia 13/06 – Festa da Malandragem (Santo Antônio). Comemora-se servindo peixe, tira gosto e cachaça.
Dia 27/09 – Festa de Cosme e Damião – Comemora-se servindo doces para comunidade, principalmente os ibejis.
Dia 01 e 02/11 – Festa da Pomba Gira (Finados), arriam no terreiro um balaio de frutas e servem-se comidas variadas do dia a dia.
Dia 31/12 – Festa de Iemanjá – (A Rainha do Mar) Fazem-se oferendas nas águas do mar. São perfumes, vinhos, champanhes, flores e velas brancas...


SINOPSE HISTÓRICA 
Dona Creuza da Hora iniciou-se na Umbanda aos 14 anos. Tinha seus Orixás, mas não para serem rodantes. Seu trabalho é feito astros, porém ela não os incorpora.

A fundação da Irmandade deu-se ao fato de que sua filha Giovana e sua irmã Neusimar, na época, frequentadoras da igreja católica, filhas de Maria, apresentaram mediunidade. Foi quando o padre chamou Dona Creuza e a aconselhou a se enveredar por outros caminhos.

Já fazendo parte da Umbanda, Dona Creuza resolveu levá-las para trabalhar a Mediunidade, onde na época frequentava. Depois de alguns anos, as três resolveram criar a irmandade Umbandista São Cosme e Damião.

Hoje em dia a Neusimar, artista e pedagogoa, conhecida como Neusinha da Hora, faz atendimento às segundas-feiras, quando “recebe” a Malandra Isaura e às terças-feiras, quando recebe a Preta velha Cabinda da Guiné, enquanto Giovana faz atendimento particular às segundas e quintas-feiras, quando geralmente é “incorporada” por Maria Padilha da Estrada.

Observação: “os filhos da casa” também fazem consultas, a serem marcadas de acordo com a demanda da Irmandade. Por se tratar de uma irmandade que sobrevive de doações de seus membros, não há condições de fazer um trabalho de ajuda à comunidade, o que é um sonho de Dona Creuza da Hora.

Entrevistas: Creuza da Hora.
Colaboradora: Neusinha da Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário