quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Centro Espírita São Cipriano


Nome da Instituição: Centro Espírita São Cipriano (Umbanda/Candomblé)

Endereço: R. Dr. Hugo Nunes de Carvalho, nº32
Cep: 28055-100
Bairro: Porque Corrientes (em frente à Praça da Pecuária).
Cidade: Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.
Telefone: (22) 99328217 / (22) 98587660.
Diretor: Conselho: Normando da Silva, Edmilson Saraiva e Cássia de Oxóssi.
Entidades Principais: Maria Mulambo, Boiadeiro Julião e Pomba Gira Sara Menina.
Funcionamento: Todas às segundas-feiras das 19 às 23 horas.
Frequência: 23 membros
Observação: Quem é “feito” no Candomblé, recebe o Erê, que são os mensageiros, os Orixás da Nação, e quem é “feito” na Umbanda são crianças denominadas de ibejis.

DATAS COMEMORATIVAS

Dia 30/01 – Festa do Caboclo São Sebastião, na Umbanda. Comemora-se com feijão tropeiro, frutas e churrasco. No dia 30/01, no Candomblé, comemora-se a Festa de Oxossi. É servido jantar com creme de milho (pois o milho é o principal fruto de Oxossi) e bebidas variadas.

Dia 23/04 - Festa a Ogum (São Jorge Guerreiro) no candomblé é comemorado servindo feijoada e muita cerveja, e na Umbanda com jantar e bolo.

Dia 13/05 - Festa do Preto Velho é uma festa ligada à abolição da escravatura. Comemora-se servindo vinho tinto e feijoada. Comemora-se só na Umbanda.

24/06 - Festa do Boiadeiro: Diz a lenda que os negros, nesta data, faziam a vaquejada. Essa festa também só é comemorada na Umbanda. Servem-se churrasco e Tropicão (Farofa e torresmo).

Julho: Mês dedicado às Pombas-Giras. O mês escolhido deve-se a regência de Exu, que pode ser no mês de julho ou setembro. É servido um jantar não faltando à mesa frutas e doces variados.

Dia 27/09 – Festa de São Cosme e Damião: São distribuídos doces para a comunidade e membros do terreiro.

Dia 02/11 – Festa de Maria Mulambo, Orixá que rege o cemitério e por isso foi oferecido a ela a “data” dos mortos, quando é servido peixe frito e no ensopado, com pirão, farofa e caranguejo.

Dias 01/12 a 23/12 – Festa de encerramento, confraternização, festa oferecida a Iemanjá e Oxum - Orixás das águas.

SINOPSE HISTÓRICA

 A fundação do centro espírita São Cipriano ocorreu no ano de 1962, por Erotildes dos Santos Pimentel (in memorian), mãe de Cássia de Oxossi, que apesar da escolha da mãe na Umbanda e Candomblé, “cresceu”  na igreja católica. Um certo dia ela começou a passar mal e  dona Erotildes foi chamada para lhe prestar socorro. Logo descobriu que era um Orixá querendo a cabeça de sua filha para incorporação. Cássia foi muito arredia para aceitar sua missão, pois era da igreja. Foi então aconselhar-se com Padre Rosário que a aconselhou a aceitar sua mediunidade, pois ela teria uma missão a cumprir. Cássia de Oxossi é filha de Jorginho de Ogum, que foi quem “trabalhou” a mediunidade.

Entrevistada: Cássia de Oxossi.

6 comentários:

  1. O sangue de Jesus tem poder para desfazer toda essas feitiçarias contra as pessoas,você satanas estar derrotado pelo sangue de Jesus!

    ResponderExcluir
  2. E você mãe de santo se entregue pra Jesus,porque só Ele salva,liberta dos mau caminhos e leva para o Céu,arrependa-se porque o fim desse caminho é triste Jesus nos socorre de todo mau,Jesus da a vida e o diabo mata!
    Jesus é o caminho, a verdade e a vida ninguém irá a Deus se não por Ele.

    ResponderExcluir
  3. Osangue do senhor jesus tem poder pra derubar
    todo mal da sua vida todo sacrificio ele ja levou na crus do calvario
    pelo nosso pecado nao precisa mas disso pq satanas nao tem poder na vida do ser humano Deus nao fes inferno para o ser humano se vc nao aceitar jesus e se comverter dos seus maus
    caminhos vc maesmo está levando sua alma para o inferno é isso que vc quer? procure o senhor emquanto se pode achar jesus esta voltando e vc se nao se emtregar vai ficar vc foi feita por Deus nao deixe ser elevada por satanas jesus te ama avontade dele é que todos va para o ceu pense nisso e se comverta ao senhor
    vc esta sendo emganada pelos demonios estou orando por vc so jesus é o caminho e averdade nao tem outro vc depende dele fk na paz.......................

    ResponderExcluir
  4. ola quro fazer um trabalho mas nao tenho seu telefone vc pode passar para mim o meu msn saadfs@hotmail.com e o orkut ed.saad@hotmail.com aguardo uma reposta sua tenha uma boa noite ok.

    ResponderExcluir
  5. Esses evanjegues são um pé no saco. Se não gosta da religião está fazendo o qie em um blog de religião afro? Vão ver os sites de evangelicos ! E outra coisa, esses comentários são completamente discriminatórios. Bão encher o bolso de seus pastores e deixe os umbandistas em paz !

    ResponderExcluir
  6. Boa madrugada eu preciso de um contato pra agendar minha consulta estou precisando muito de ajuda

    ResponderExcluir