terça-feira, 2 de novembro de 2010

Centros Espíritas de Umbanda e Candomblé

NOME DA INSTITUIÇÃO: Tenda Espírita São Jorge Guerreiro (Umbanda)

ENDEREÇO
: Rua Arthur Emiliano Costa, 157

CEP: 28053-010 MAPA: 04-D1.
BAIRRO: Parque Esplanada

CIDADE: Campos dos Goytcazes
UF: RJ
TELEFONE: (22) 99522127
PRESIDENTE: Aldemir Carlos Martiano dos Santos
DIRETORA: Rosemery Martiano dos Santos de Souza (Mãe de Santo)
AUXILIAR: Eloi Gomes de Souza Filho (Cambone)
ENTIDADES: São Jorge Guerreiro (principal Entidade), Preta Velha, Mineiros, Caboclos etc...
FUNCIONAMENTO:  19:30 às 00:00 horas
SESSÕES: 15 em 15 dias
FUNDAÇÃO: 1972
MEMBROS: 10
VISITANTES: 15 (Média quinzenal)


DATAS COMEMORATIVAS
  • Semana Santa –  Comemora-se a morte e a Ressurreição de Cristo, na festa  é servida canjica para os membros e visitantes.
  • 13 de maio –  Comemora-se a festa do Preto Velho, serve-se comidas variadas
  • 27 de setembro –  Comemora-se o dia de São Cosme e São Damião, sao distribuídos doces para a comunidade.

SINOPSE HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO

A Instituição foi fundada há 38 anos por Dona Maria José dos Santos (já falecida), após o seu falecimento, quem assumiu a Instituição foi o Pai de Santo Ademir Carlos Muniz dos Santos (que era seu genro), também conhecido como “Sum 7” e falecido há quatro anos.

Logo após a morte do “Sum7”, no ano de 2006, assume a Instituição a sua viúva, Dona Marilene Martiano, falecida em 2009. Após duas gerações (pois o Sr. Ademir era genro de Dona Maria José), assume a filha do casal e neta de Dona Maria José, Rosemery Martino que até a presente data é responsável pela Instituição e que “recebe” várias Entidades, dentre elas: “Linha da Bahia”, “Mineiros”, ”Caboclos”, “Ogum”, “Linha da Malandragem”, “Linha dos Exús (proteções ruins)”.

Dona Rosemery ou Mãe Rosemery foi nascida e criada dentro do ambiente da Umbanda, mas passou a se dedicar-se, após um acidente que sofrera e foi então que percebeu a necessidade de desenvolver essa mediunidade, mesmo sendo a Diretora da Instituição, ela afirma que frequenta Igrejas e assiste missas, apesar dos preconceitos sofridos.

Quando trata-se de atendimento particular, Dona Rosemary costuma cobrar R$50,00 por atendimento, segundo a mesma, a  Entidade sobrevive com uma ajuda mensal de R$15,00,  que são doados pelos médiuns da Entidade, ajuda esta que é usada na compra de materiais como velas, cigarros, bebidas e outros materiais necessários para a realização das sessões.

Na tenda Espírita São Jorge Guerreiro não é comum o sacrifício de animais, a não ser, quando algum Orixá faz o pedido, afirma Dona Rosemary.

Podem ser marcados atendimentos também com outros Membros da Instituição.


CURIOSIDADES

A Cambona mais antiga, Dona Zenilda encontra-se na Instituição desde sua fundação e hoje aos 76 anos, a maior parte deles dedicados  à  Umbanda e à Instituição São Jorge Guerreiro.

*Cambone(a)  – Aquele (a) que serve o Orixá.

Entrevistada: Rosemary Martiano dos Santos de Souza.
Data da visita: 20 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário