domingo, 6 de março de 2011

Afoxé Odara Onã

O AFOXÉ ODARA ONÃ é um movimento de cunho cultural e forte instrumento de integração social, tem como objetivo maior a divulgação e manutenção  da Cultura Afro Brasileira. O Afoxé possui dentre tantas outras qualidades, uma plasticidade visual sedutora e envolvente, com a gestualidade das danças, das cantigas características africanas, seu ritmo é o Ijexá que suave e cadenciado arrasta multidões por onde passa.

Afoxé, portanto, é um bloco afro cultural que também se apresenta no período do carnaval, mas que não tem a representação de ser um bloco carnavalesco. Sua função é abrir o desfile na avenida, vindo antes das escolas de samba para “limpar e purificar” a passagem contra toda "negatividade", para que o carnaval seja próspero com paz e harmonia...

Histórico
Estudiosos das manifestações culturais e religiosas africanas, relatam que no século XIX, na cidade de Lagos - Nigéria (Africa), no mês de janeiro acontecia uma diversão, um cortejo festivo em que os participantes se vestiam, enfeitavam com adornos e máscaras esse cortejo era chamado de DAMURISHA (ou festa da Rainha), temos certeza que é a raiz dos Afoxés brasileiros, e quem sabe também do nosso carnaval.

Entre 1770 e 1850, milhões de negros yorubanos foram transportados para o Brasil na condição de escravos. Esses negros influenciaram decisivamente na formação cultural do Brasil usando os Egbe Orisà (comunidades religiosas) como foco de resistência.

Esses blocos são como tentativas de reconstituir as tradições que mantinham na África, assim como suas memórias e lembranças.

Em 1895, na cidade Salvador, se manifesta o primeiro Afoxé. Exibido publicamente no Brasil, consta o “Pândegos da Folia”, apenas sete anos após a abolição da escravatura.

Hoje existem vários afoxés conhecidos no Brasil todo, como o Ilê Aye da Bahia, Os Filhos de Gandhy da Bahia e do Rio de Janeiro, Iyá Ominibú de São Paulo, que hoje conta com mais de 10 mil integrantes, e o Egbé Omo Ijexá de Curitiba.

Um comentário:

  1. ola familia Odara Onã meus parabens pela valiosa colocasão da história do afoxé, pois o mesmo colocado por mim mi chamam de historiador, podemos trocar mais informaçoes., eu sou Ogãn Magno presidente do Afoxé filhos da Paz, meu E-mail é filhosdapazcasadecultura@yahyoo.com.br

    obs.Rio de janeiro 8/6/2012

    ResponderExcluir